Área Restrita

Parceiros
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ENSINO FUNDAMENTAL I
  • ENSINO FUNDAMENTAL II
  • ENSINO MÉDIO
  • Aprovados Primeira Fase 2018
  • Matrículas Abertas
  • Conheça nossa escola!
    123
Eventos

Feira Cultural

Feira Cultural 2012 da Escola Aurora.

“Quem planta utopia colhe realidade”!

O pensamento utópico leva a uma visão mais crítica do presente e um olhar de esperança e planejamento em relação ao futuro. Deste modo este tema, que poderia parecer abstrato, suscitou em alunos e professores reflexões proveitosas e ricos trabalhos em cada uma das disciplinas.

Elaborando e organizando projetos concretos nas áreas da ecologia, das ideias, da arte e economia cada grupo apresentou propostas viáveis para a construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais humanizada. Durante a visitação da feira, pais, parentes e amigos tiveram a oportunidade de constatar a seriedade no empenho, a dedicação e o esforço dos alunos em suas pesquisas e exposições.

As crianças da Educação Infantil levaram os participantes a conhecer mais profundamente os quatro elementos que formam o planeta e a importância da preservação e cuidado com cada um deles.

Os alunos do Ensino Fundamental I conscientizaram os visitantes, mostrando o quanto nossa ação no mundo pode fazer a diferença em casa, no bairro, na natureza.

As classes do Ensino Fundamental II propuseram reflexões sobre atitudes e posturas que homens e mulheres podem ter em relação ao mundo, à sociedade e principalmente aos outros seres humanos.

A reflexão se aprofunda e se concretiza no trabalho dos alunos do Ensino Médio que apresentaram a todos a criação da cidade-estado: “Début”. Baseada no livro A Utopia, de Thomas Morus, a cidade propõe uma sociedade mais justa, levando em consideração o desenvolvimento sustentável concebido na interação entre três pilares: o pilar social, o econômico e o ambiental.

À conclusão das exposições e de cada trabalho o saldo mais positivo é sem dúvida a participação de cada um dos alunos como protagonistas, dos mestres como condutores no saber e a semente plantada em cada uma das mentes e corações que reafirma o sonho e a vontade da esperança, da crença em contribuir para um mundo novo que pode mudar e mudar para melhor.

Afinal quem planta utopia, pode sim, colher realidade!